Esmeralda
Época de Plantio
A grama esmeralda pode ser plantada em qualquer época do ano.
Preparo do Solo
•Eliminação de entulhos e restos de construção
•Eliminar inços (retirar uma camada de 10 á 15cm se for necessário)
•Colocação de barro limpo
•Obs.: Lembre-se que ao contrário de outras culturas, onde o solo pode ser revolvido, corrigido, enriquecido tantas vezes quantas forem necessárias, nos gramados após o plantio não se tem mais acesso a terra, portanto tudo o que for necessário fazer no solo deve ser feito antes do plantio.
Adubação para Plantio
•Adubo: 50 gramas por m² de adubo NPK da fórmula 13-13-28 ou similar.
•Calcário: 300 gramas por m² de calcário agrícola.
•Esterco: 1 Kg de esterco de galinha por m².
•O adubo, o esterco e o calcário deverão ser incorporados ao solo a uma profundidade de 10 a 15 cm.
•Obs.: Nunca use esterco de gado, cavalo, ovelhas, pois eles são ricos em sementes de ervas daninhas.
Plantio
O plantio da grama em tapetes é a forma mais rápida e eficiente de se formar um gramado. Após o preparo de solo, adubação, nivelamento final, chegou a hora da colocação da grama.
Basta encostar os tapetes um ao lado do outro, cuidando para que não fique frestas, ou que os tapetes se sobreponham (encavalar).
Após a colocação, faça uma compactação do gramado usando um socador com um pedaço de tábua embaixo.
Irrigação
Após a compactação, irrigue com abundancia durante 7 a 10 dias. Se for necessário, nos 3 primeiros dias irrigue 2 vezes ao dia.
Não existe horário específico para irrigação, o importante é saber que a hora de maior necessidade de água é das 10 horas da manhã até as 4 horas da tarde. Portanto, desde que a irrigação seja abundante (bastante água) poderá ser feita até nas horas mais quentes do dia.
Poda
A primeira roçada deverá ser feita de 10 a 15 dias após a colocação da grama, de preferência no sentido transversal a colocação dos tapetes.
A segunda e demais roçadas deverão ser feitas sempre que a grama atingir 3 cm. A grama deve ser despontada, ou seja, devemos tirar apenas as pontas das folhas. Se roçar muito baixo, as folhas serão eliminadas, e a “cepa” que fica normalmente morre, dando um aspecto feio ao gramado. Macete: se você for roçar o gramado e ficar muitas folhas sobre ele e você chegar a conclusão que tem que varrer, é “porque você chegou tarde para roça-lo”. Portanto a próxima roçada deverá ser feita mais cedo.
As facas da roçadeira devem estar bem afiadas, pois facas “cegas” esfacelam as folhas da grama e isto é muito prejudicial para a saúde do gramado. Pois muitas doenças podem se desenvolver a partir destas feridas provocadas nas folhas.
Adubação de Manutenção
Todo gramado necessita de adubações periódicas para repor os nutrientes. Recomendamos no mínimo 3 adubações por ano, usando 50 gramas de adubo NPK fórmula 10-10-10 por m² ou similar.
A época ideal é nos meses de setembro, novembro e março. O Importante é lembrar que as adubações devem ser feitas com chuva ou irrigação abundante.
Evite o uso de uréia nas adubações. Se preferir adubo orgânico, use esterco de galinha na proporção de 1 kg por m².
Obs.: Nunca use esterco de gado, cavalo, ovelhas, pois estes são ricos em ervas daninhas.